Café: benefícios para a saúde, receitinhas e curiosidades

 

Você sabia que nosso país é o maior produtor de café do mundo?  Somos também um dos maiores consumidores.  Afinal, seja coado, com leite, de cafeteira ou instantâneo, em toda casa brasileira tem sempre um bom cafezinho cheiroso sendo servido pras visitas, no lanche da manhã ou após o almoço.

 

E tem para todos os gostos: forte, suave, doce, natural. Alguns mais econômicos e outros requintados. O café mais caro do mundo, Kopi Luwak, é produzido na Indonésia a partir das fezes de um animal. Você leu certo: fezes. Primeiramente, os grãos são ingeridos por Civetas, mamíferos típicos da região. Durante o processo digestivo, o animal libera enzimas e ácidos sobre o grão, que adquire um leve sabor de frutas vermelhas, sem nenhum índice de acidez e um leve gosto amargo. O quilo deste café é vendido por, aproximadamente, US$ 2.880,00 o que daria mais ou menos R$15.650,00!  Eita cocozinho caro, não?

 

 

No Brasil, existe um café que passa por um processo de fermentação natural semelhante ao do Kopi Luwak: é o Jacu Coffee. O quilo pode custar cerca de 300,00 reais.

 

Benefícios para a saúde

Além de delicioso e parte da cultura brasileira, o café também traz muitos benefícios à nossa saúde. Seus grãos possuem polifenóis – antioxidantes que diminuem a ação dos radicais livres, prejudiciais ao equilíbrio celular – e cafeína, poderoso estimulante facilitador da perda de peso e no aumento do metabolismo. A bebida milenar ainda tem o poder de aumentar a expectativa de vida; diminuir o risco de depressão; fortalecer a memória; melhorar a concentração; fortalece o coração; regular o diabetes; aliviar os sintomas do mal de Parkinson e proteger o cérebro contra o Alzheimer.

 

E você? Já tomou seu cafezinho hoje? Separamos quatro receitinhas super legais e simples para você provar na sua casa. Teste e nos conte o que achou!

Depois, não esqueça de dar um pulinho no nosso Cantinho do Café e conferir as novidades. 

 

 

Milk Shake de Café

Ingredientes

4 bolas de sorvete de creme

2 colheres de sopa de açúcar,

1 xícara de café já pronto

chantilly

 

Modo de Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador, despeje no copo, use chantilly para a base - você pode incrementar com cookies e outros docinhos.

 

 

 

Café com creme de avelã

Ingredientes

1 xícara de café pronto

1/2 de creme de avelã

1 xícara de chá de creme de leite fresco

 

Modo de Preparo

Misture tudo no liquidificador, coloque tudo em um recipiente e aqueça.

 

 

 

Smoothie de café

Ingredientes

70ml de leite

30ml de café

3 colheres de sopa de leite condensado

gelo

 

Modo de Preparo

 Bata tudo no liquidificador até obter uma consistência suave e cremosa.

 

 

 

Café com caramelo

Ingredientes

3 xícaras de café

6 colheres de chá de xarope de caramelo

4 bolas de sorvete de caramelo

1 colher de chá de açúcar e canela

 

Modo de Preparo

Misture o xarope e o café e deixe esfriar, depois coloque uma bola de sorvete em um copo, acrescente a mistura e pronto. 

 

 

 

 

Ana Carolina Miotto é jornalista, colunista do blog Magazine Oriente

MTB: 0072384/SP