Conheça a história da fondue

Aposto que você acha que fondue é uma invenção francesa, conterrânea do cheff Jacquin... E aposto de novo que você fala "vamos comer UM FONDUE". Pois é, todo mundo já cometeu esses pequenos enganos. A fondue, substantivo feminino que significa fundido ou derretido, é na verdade um prato suíço!

Durante a Segunda Guerra Mundial, devido as batalhas e ao inverno rigoroso, os camponeses que moravam nas regiões montanhosas não tinham como buscar mantimentos nas cidades. Para não morrerem de fome, os produtores de leite juntavam todo o queijo, misturavam tudo e derretiam. Os camponeses, então, mergulhavam pedaços de pão no creme, enquanto borbulhava.

Ou seja, uma origem totalmente sem o glamour da fondue dos dias de hoje. É que, apesar de ter surgido de forma rústica, atualmente a fondue se tornou uma comida refinada devido a alguns dos ingredientes utilizados possuírem preços elevados, como é o caso dos queijos goûda, gorgonzola, emental e gruyère.

Mas, como é que esse prato saiu das bárbaras batalhas da Segunda Guerra Mundial para os mais refinados restaurantes do mundo? Sua fama é creditada ao chefe Conrad Egli. Foi ele que, durante os anos 50, no restaurante Chalet Suísse, em Nova York, passou a servir a fondue. Para complementar, ainda criou a versão de chocolate, que servia de sobremesa.

Obrigada Conrad! Você tornou os nossos invernos mais gostosos!

E aí? Bateu a vontade, né? Que tal umas receitinhas de fondue? Confira:



Fondue de Carne
Escolha as carnes com textura delicada e sem gordura aparente. O filet mignon é o mais indicado por causa da sua maciez. Limpe-o bem e corte-o em cubos ou tiras. Não tempere a carne com sal antes de fritá-la, pois isso faria a carne soltar água e, consequentemente, o óleo iria espirrar.

Fondue de Queijos
Se você fizer fondue em casa, os queijos mais indicados são Emmenthal, Bel Pease, Cheddar, Edam, Couda, Gruyére, Provolone (deve-se misturar com Emmenthal ou gruyére). Se a fondue engrossar, aqueça à parte um pouco de vinho (não use vinho muito doce para não empelotar) e despeje na massa sem parar de mexer. Se a fondue ficar muito mole, junte um pouco mais de queijo ralado até a massa encorpar.



Fondue de Marshmallow
Ingredientes
2 xícaras (chá) de marshmallow,
1 bolo de chocolate (não muito mole).

Coloque o marshmallow em uma bandeja refratária e leve ao fogo em banho-maria por 3 minutos ou até a água ferver. Retire do fogo, transfira para a tigela da fondue e coloque sobre o fogareiro. Opte pelo fogareiro com vela embaixo e leve à mesa. Corte o bolo em pedacinhos, espete cada pedaço no garfo próprio de fondue e mergulhe no marshmallow. Se quiser variar, sirva com morangos.

 

 

  Gostou de saber mais sobre esse prato tão delicioso que aquece nossos estômagos e corações no inverno? Se fizer as receitinhas, lembre de nos mandar fotinhas no insta @loja_magazineoriente! 

  

Ana Carolina Miotto é jornalista, colunista do blog Magazine Oriente
MTB: 0072384/SP
29.06.21

 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
You have successfully subscribed!
This email has been registered
Carregando Ambiente Seguro