Conheça os benefícios de ter plantas em casa

 

As plantas são elementos essenciais em casas estilosas. Devido suas cores e formatos diversos, são peças coringa para completar o décor. Mas, seus benefícios em nosso lar vão muito além dos decorativos: elas equilibram a umidade do ambiente, limpam o ar e ajudam a relaxar o corpo.

 

Ter plantas em casa pode contribuir para o controle da ansiedade e o aumento da produtividade e da concentração.  De acordo com a Good Housekeeping, observar as folhas verdes após horas trabalhando na frente de um computador alivia olhos cansados, já que o tom é percebido pelo cérebro como suave. Um estudo do Royal College of Agriculture descobriu que os alunos prestavam 70% mais atenção quando estavam em um ambiente com plantas. Já o Journal of Environmental Psychology aponta que flores como o Antúrio ajudam a diminuir os níveis de estresse.

 

 

Quanto à qualidade do ar, não há dúvidas: plantas liberam umidade por sua transpiração e ajudam a tornar o ambiente mais agradável. Ou seja, em vez de comprar um eletrodoméstico grande e difícil de camuflar ao décor, invista em algumas samambaias-americanas (Nephrolepis exaltata) pela casa. Além de umidificar, as plantar filtram o ar livrando-nos de impurezas e poluição. A hera (Hedera helix) é a número um neste quesito, principalmente quando o ambiente tem concentrações de formaldeído.

 

 

Um ambiente com diversas plantas e, principalmente, jardins verticais, também garante aos moradores frescor e conforto térmico no calor. Consequentemente, há economia de energia, por haver diminuição da necessidade de usar ventilador ou ar condicionado.

 

 

Jardim Vertical

 

O jardim vertical é uma tendência super atual da decoração. Adaptável a espaços de diversos tamanhos, apartamentos, quintais e varandas, é uma boa pedida para quem quer levar mais vida ao ambiente.

 

 

Para montar um jardim vertical, o primeiro passo é definir o local de instalação, analisar as condições climáticas, se há incidência de luz solar direta ou não. Só com essas informações você será capaz de escolher quais tipos de espécies serão plantadas. Em seguida, eleja a estrutura. Ela pode ser montada diretamente na parede com o auxílio de suportes de bambu, pallets ou plástico. Nossa dica é a jardineira Easy Up super prática do Magazine Oriente.

 

 

 Na hora de escolher as plantas, dê preferência para as que exigem os mesmos cuidados. Nada de misturar flores de sol pleno com as de sombra, por exemplo. É importante levar em conta também as raízes. Plantas com raízes muito grandes podem danificar o suporte e acabar morrendo por não ter espaço suficiente para se desenvolver. Além disso, pesquise também para não correr o risco de unir espécies que se sufoquem. Caso você vá fazer o plantio de uma por vaso, a liberdade para escolha é maior.

 

Se crianças ou pets têm acesso livre ao ambiente, um cuidado importante ao escolher as plantas, tanto do jardim vertical quanto de toda casa, é se certificar de que nenhuma espécie é venenosa.  

 

Uma ideia legal é plantar verduras, legumes e temperos como salsinha, cebolinha, manjericão, hortelã e etc. Enfim, criar uma hortinha que, além de linda, garantirá alimentos fresquinhos e orgânicos para sua mesa.   

 

 

Caso surja alguma dúvida, confira esse passo a passo:

 

  • Determine em qual parede fará seu jardim vertical;
  • Escolha a estrutura e instale no local;
  • Se for plantar direto na jardineira, no fundo de cada bolso, coloque uma bolinha de argila compactada, depois coloque a terra.  
  • Transfira a planta para o bolso. Complete com terra. 
  • Repita até completar todo o jardim.
  • Outra opção é colocar as plantas em vasinhos e encaixas os vasinhos nos bolsos da jardineira. 

 

 

Cuidados

 

Depois de fazer o seu jardim vertical, sua principal preocupação será irrigá-lo periodicamente com o uso de regador ou mangueira. Para não ter dúvida se a planta precisa de água, a dica é colocar o dedo na terra. Se estiver úmida, não precisa irrigar. Se estiver seca, sim.

 

Mais uma dica: misture substratos na água para adubar o solo, assim você mantém as plantas do seu jardim vertical sempre bem nutridas.

 

Tanto nos jardins verticais quanto nas outras plantas da casa, é importante sempre dar preferência para a adubação natural, como o humus de minhoca, por exemplo, já que estão muito próximo do contato físico dos moradores. Evite o uso de produtos químicos que podem gerar alergias ou intoxicações, principalmente em crianças e pets.

 

 

E ai? Gostou das nossas dicas? Tem um cantinho com planta em casa? Queremos ver! Manda uma foto pra gente no Insta (loja.magazineoriente). Os primeiros envios vão para nossos stories!

 

 

 

 Ana Carolina Miotto é jornalista, colunista do blog Magazine Oriente

MTB: 0072384/SP

05.05.21