Conheça os principais cuidados para manter a beleza masculina

Normalmente, quando pensamos em produtos de beleza, skincare e até mesmo cuidados com a higiene, nossa mente nos remete automaticamente ao público feminino. Mas, talvez esteja na hora de reavaliarmos nossos conceitos. Cada vez mais homens estão se preocupando com a aparência, tornando-se adeptos de procedimentos estéticos e consumo de produtos para cuidados com pele, cabelos e corpo. Dessa mudança de comportamento, surgiu um novo mercado, especializado em serviços e produtos desenvolvidos prioritariamente para atender às necessidades da beleza masculina.

Segundo um estudo recente do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) o mercado de cuidados pessoais masculinos vem crescendo significativamente nos últimos anos, alcançando patamares bilionários. Neste contexto, o Brasil se destaca como o país líder do seguimento.

Para quem está começando nesse mundo de cuidados, daremos hoje algumas dicas dos principais passos básicos recomendados para manter a beleza masculina em dia!

 

Cuidados com a pele

Os homens, normalmente, têm a pele mais oleosa do que as mulheres. Então, invista em produtos que controlem esse problema, tudo sempre oil-free. Todo skincare começa, sempre, com uma boa higienização: sabonete e água micelar. É importante retirados todos os resíduos de sujeira acumulados durante o dia, para evitar o aparecimento de cravos e espinhas, comuns em pele oleosa. Em seguida, não deixe de hidratar para prevenir o envelhecimento e manter a firmeza da cútis. Uma dica é, pelo menos uma vez por semana, optar por um sabonete esfoliante para retirar as células mortas e evitar os pelos encravados (foliculite), oriundos da barba. Máscaras hidratantes também estão super em alta!

 

Cuidados com a barba

Para quem pensa que deixar barba crescer é mais fácil do que raspar todos os dias: ledo engano! Para deixá-la bonita e conservar a saúde da pele, é importante mantê-la sempre bem-feita, aparada e tratada com produtos específicos como condicionadores e shampoos. Ela deve ser lavada diariamente para evitar o acúmulo de impurezas.

Existe uma variedade considerável de cremes e pomadas destinados para quem apara ou não a barba. Entre eles, os dermocosméticos que facilitam o deslizamento da lâmina e não irritam a pele, evitando feridas e cortes durante o barbear. Uma loção pós-barba também é essencial. Afinal, a lâmina agride a região, que deve ser acalmada, hidratada e protegida.

 

Cuidados com os cabelos

Você conhece algum homem que lava os cabelos com sabonete? Acredite, eles existem! Por, geralmente, terem em pouca quantidade, os homens pensam que podem passar qualquer produto nos fios que não fará diferença. Aí não dá, né? A mesma regra que vale para a pele, vale para os cabelos: em sua maioria, os homens os têm mais oleosos e, tradicionalmente, também são mais brilhosos, resistentes e crescerem mais rápido. Mas, em contrapartida, os cabelos masculinos têm muita tendência à calvície, devido ao hormônio testosterona.

Além disso, o couro cabeludo dos homens tem disposição a ter caspa, descamar e coçar. Por isso, os cuidados devem ser sempre redobrados: usar shampoos adequados para cada tipo de necessidade, não lavar os cabelos com água quente e, uma vez por semana, usar um shampoo antiresíduos que limpe profundamente e tenha ação antisséptica.

A, e é claro, assim como a barba, é imprescindível sempre estar com o corte em dia para não parecer desleixado. 

 

 Cuidados com o corpo

A receita para ter um corpo bonito é ter um corpo saudável. Não adianta inventar. Entra ano e sai ano, as dietas vêm e vão, e o que se provam efetivos são sempre os exercícios regulares e a reeducação alimentar. Se precisar de ajuda, consulte uma nutricionista que traçará um plano personalizado para você entrar em forma de maneira saudável e inteligente. E os homens têm a vantagem nesse tópico: eles possuem cerca de 6% mais tecido muscular e 20% menos de gordura do que as mulheres. Isso faz com que a quantidade de calorias que ele gasta para se manter vivo seja maior que a da mulher. Além disso, seu coração e sua capacidade pulmonar são maiores, o que o leva a ter um condicionamento físico melhor do que o feminino. E tem mais! Certos hormônios masculinos facilitam o ganho de massa muscular e a perda de gordura.

 

 

Lembrando que, além de ter um mercado bilhonário de cosméticos voltados exclusivamente para cuidar da beleza masculina, pele, barba e cabelos, e um metabolismo incrível que queima mais gordura do que o feminino, os homens também têm à sua disposição uma seleção moderníssima de roupas e acessórios na Magazine Oriente. Corre conferir clicando aqui.

E se você é mulher, não se sinta por fora. Sua coleção também está na Magazine Oriente! Clique aqui e confira! 

 

Ana Carolina Miotto é jornalista, colunista do blog Magazine Oriente
MTB: 0072384/SP
01.06.21

 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
You have successfully subscribed!
This email has been registered
Carregando Ambiente Seguro