O cabelo está caindo na quarentena? Veja cinco hábitos que contribuem para a queda dos fios

Você já reparou que muita gente está se queixando de queda de cabelo durante a quarentena? Segundo a tricologista Juliana Amaral, o estresse e ansiedade característicos dessa época são uns dos principais fatores para a queda dos

fios. Além disso, devido à mudança da rotina, as pessoas estão se alimentando mal e não ingerindo os nutrientes necessários. “O cérebro tem consciência de que o cabelo não possui uma função essencial no organismo e que nele estão presentes 18 aminoácidos. Então, quando outros órgãos precisam destes nutrientes, é de lá que o corpo tira essa reserva. Daí ocorre o enfraquecimento do bulbo capilar, ocasionando a queda”, explica. Abaixo, a especialista listou cinco hábitos que você pode estar cometendo que contribuem para o cabelo cair.

 

 

 

1 - Moda do BBB: acessórios que abafam

As meninas do Big Brother Brasil 21 lançaram uma moda não muito saudável. Bandanas, bonés, chapéus e acessórios que abafam os folículos capilares, não deixando o folículo “respirar” podem contribuir com a queda. Até mesmo tiaras e elásticos, se presas com muita força, podem danificar os fios.

 

 

 

2 - Condicionadores na raiz

Usar condicionador, máscara ou leave-in em excesso ou na raiz pode formar uma camada no couro cabeludo que obstrui o folículo piloso e não o deixa respirar. O correto é usar apenas na extensão dos fios.

 

 

 

3 - Lavar o cabelo todos os dias

Nós temos em apenas um folículo piloso até três fios, então o cabelo pode levar 24 horas para secar. E nosso couro cabeludo possui fungos que se alimentam de umidade. Quanto mais úmido, mais há essa proliferação, que contribui para a queda.

 

 

4 - Lavar o cabelo em água quente

Os fungos presentes no couro cabeludo se proliferam no calor. A água quente pode causar o aumento da oleosidade, caspa, dermatite seborreica e até mesmo psoríase capilar. Uma dica é lavar o cabelo no tanque com água em temperatura ambiente e depois tomar o banho.

 

 

5 - Não usar protetor solar

Quem vai para piscina ou praia e não leva o protetor solar para a pele? Pois bem, o cabelo também precisa destes cuidados. Existem produtos e óleos vegetais puros que formam uma película protetora nos fios prevenindo danos, tanto da água do mar e da piscina, quanto de queimaduras solares.

 

 

 

 

Ana Carolina Miotto é jornalista, colunista do blog Magazine Oriente

MTB: 0072384/SP

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
You have successfully subscribed!
This email has been registered
Carregando Ambiente Seguro