Conheça os benefícios dos chás para a saúde

  Antes dos avanços na medicina desenvolverem drogas e remédios químicos, nossas avós tratavam enfermidades com uma sabedoria diferente: a da natureza. O uso de plantas para tratar doenças é tão antigo quanto a história da humanidade e, ainda hoje, há uma parte da população que prefere terapias alternativas, com ervas, para aliviar dores.

Uma das formas mais comuns de amenizar enfermidades de maneira natural são os chás, que podem ter propriedades calmantes, estimulantes, diuréticas ou expectorantes, por exemplo. A bebida, sem açúcar, não tem calorias e é uma boa forma de aumentar a ingestão de água, além de ser é rica em minerais e antioxidantes naturais.

 

Confira abaixo sabores de chá e seus benefícios para nosso organismo.

 

Chá verde: acelera o metabolismo

O chá verde, seus ingredientes termogênicos, assim como a canela e o gengibre, ajudam a  ativar as nossas reações metabólicas, fazendo com que o organismo trabalhe mais rápido e distribua corretamente os alimentos ingeridos. Se tomado, por exemplo, antes dos exercícios físicos, ele auxilia na eliminação de gordura.

 

Chá de erva-cidreira: alivia o estresse

O chá feito à base erva-cidreira é um dos mais potentes para relaxar a mente e o corpo. É considerado um fitoterápico aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), ou seja, funciona como um autêntico remédio para combater o estresse.

 

Chá de gengibre: facilita a digestão

O chá de gengibre possui nutrientes que auxiliam na secreção da bile, feita pela vesícula biliar, facilitando a digestão de gorduras e evitando sobrecargas no fígado.

 

Chá de camomila: combate a insônia

O chá de camomila é uma ótima alternativa para acalmar e aliviar as noites mal dormidas. Os elementos dessa planta são relaxantes e ajudam a tratar problemas de insônia e ansiedade excessiva.

 

Chá branco: combate o envelhecimento

Por ser rico em nutrientes antioxidantes, o chá branco é capaz de limpar o organismo de toxinas e rejuvenescer o corpo naturalmente. Consequentemente, a pele fica mais firme e as unhas e cabelos mais fortes.

 

Chá mate: controle da diabetes

Muito consumido no sul do país por ser um dos ingredientes do chimarrão, o chá mate possui elementos que ajudam no controle glicêmico, ou seja, equilibram os níveis de açúcar no sangue. É uma ótima opção para ser inserida na alimentação de pessoas diabéticas.

 

Chá de hibisco: diurético

Com grande capacidade diurética, o chá de hibisco tem propriedades que eliminam a retenção de líquidos no organismo. Promove uma limpeza no corpo e, por consequência, ajuda no processo de perca de peso.

 

 

Agora, com a chegada do frio, vai ficar ainda mais gostoso tomar um chazinho para relaxar ao chegar do trabalho ou antes de dormir. Para te ajudar no preparo, separamos essa linda Chaleira Vintage em Aço Inox , disponível no site da Magazine Oriente. Corre lá garantir a sua!

 

É importante lembrar que os chás, apesar de aliviarem dores de modo natural, na maioria das vezes são tratamentos paliativos. Se você tem sintomas recorrentes, procure um especialista e não deixe de seguir suas orientações.

 

 

 Ana Carolina Miotto é jornalista, colunista do blog Magazine Oriente

MTB: 0072384/SP

12.05.21

You have successfully subscribed!
This email has been registered