7 receitas de drinks para refrescar o calorão

Você sabe de onde surgiu a palavra coquetel, ou o original "cocktail"? Na realidade, não há nenhum registro histórico, mas as teorias mirabolantes sobre a origem da expressão são muito divertidas!

A tradução literal, em inglês, de "cock tail" é "rabo de galo". Dizem que, antigamente, as pessoas enfeitavam os copos de bebidas misturadas com uma pena arrancada do rabo de um galo.

A palavra francesa para "casca de ovo" é "coquetel". A teoria diz que um médico francês atendia seus pacientes americanos de Nova Orleans e lhes servia um remédio, fabricado por ele mesmo, em uma casca de ovo.

Outra explicação diz que "cocktail" pode ser uma derivação do nome de uma princesa mexicana chamada Xochitl que servia bebidas aos turistas americanos.

Cocktail também era o apelido dado pelos ingleses da era vitoriana às prostitutas, e teria sido usada então para descrever as bebidas que os americanos faziam adicionando "impurezas" ao tradicional gin britânico, "prostituindo" a bebida com misturas.


E aí? Qual teoria sua preferida?

Voltando para a atualidade, as águas de março fecharam o verão, o outono chegou, mas o calor continua com força total no Brasil todo. Isso que dá morar num país tropical! Com a quarentena, o jeito é se virar pra dar aquela refrescada em casa mesmo. Que tal aprender algumas receitinhas de coquetéis geladinhos facinhas de preparar? Além de refrescar, de quebra, você aprende coisas novas para dar um chega pra lá no tédio do isolamento.

Bora lá?



Gin Tônica


Um dos mais famosos drinks refrescantes é o Gin Tônica. Além de ser leve e delicioso, ótimo para o verão, é facinho de preparar e pode ser adaptado conforme o seu gosto.



1 dose (shot) de gin
1 lata de Tônica
1 rodela de laranja
1 raminho de hortelã ou alecrim
Cubos de gelo


Em uma taça, coloque os cubos de gelo, depois o gin. Complete com a água tônica e misture levemente de baixo pra cima. Finalize com a rodela de laranja e a hortelã ou alecrim na beirada da taça.


Pink Lemonade

Super charmozinha e rápida de fazer, a Pink Lemonade é perfeita para o calor. Seu sabor combina a acidez do limão e a doçura do xarope de groselha. E a cor é um show a parte!

 

 

3 colheres de sopa de xarope de groselha
2 xícaras de chá de água
1 xícara de chá de suco de limão siciliano
Açúcar a gosto
Gelo


Misture bem todos os ingredientes. Escolha um copo para a apresentação e coloque algumas pedras de gelo. Para decorar, experimente colocar fatias de limão na beirada do copo e um pouco de xarope de groselha para obter uma cor mais intensa.



Caipirinha de Cerveja

A caipirinha é a bebida mais famosa do Brasil! Turistas do mundo todo que vem ao nosso país se apaixonam pela bebida. Então, não podia estar de fora da nossa listinha, né? Quisemos trazer algo diferente. Você já ouviu falar da caipirinha de cerveja? Segue receitinha!

  




1 limão em fatias
1 colher (sopa) de açúcar
1 dose de vodca (50ml)
1 lata de cerveja clara (350ml)
Gelo a gosto
Rodelas de limão para decorar


Em um copo alto, com um socador, macere o limão com o açúcar. Adicione a vodca, a cerveja e gelo. Misture e sirva em copos decorados com rodelas de limão.



London Spritz

Pra quem gosta de gin, o London Spritz é uma pedida sem erro! A mistura com Aperol é perfeita nesta receita refrescante.

 




40 ml de gin
20 ml de Aperol
60 ml de água Tônica
100 ml de prosecco
Gelo

Coloque uma fatia fina de limão em um copo e os demais ingredientes. Para finalizar, complete com gelo.



Negroni


Mais uma pros amantes de gin. O Negroni é um dos mais famosos e belos drinks. Muito elegante.

 



50 ml de gim
50 ml de Campari
50 ml de vermute tinto
1/2 rodela de laranja

Em um copo baixo, coloque todos os ingredientes e complete com gelo. Mexa até ficar bem frio e sirva.


Moscow Mule

Esse é pra quem quer dar aquela energizada. Super refrescante, o Moscow Mule combina vodka e gengibre. A versão original é preparada com ginger beer, mas nós abrasileiramos e usamos o gengibre ralado mesmo. Dica: canecas de cobre mantêm a temperatura gelada e dão um gostinho especial a esse drink. Garanta a sua clicando aqui.

 



1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
2 colheres (sopa) de gengibre ralado
1 pedaço de canela em pau
1 dose de vodka
1/2 dose de suco do limão
Gelo e água com gás para completar
Folhas de hortelã

Reduza em uma panela a água, açúcar, canela e gengibre. Coloque na caneca com gelo duas doses desse xarope de gengibre. Acrescente a vodka, o suco de limão e complete com água com gás. Misture. Para finalizar, decore com um rodela de limão e folhas de hortelã.



E aí, gostou das diquinhas de hoje? As receitas ficam mais fáceis de preparar se você tiver em casa uma coqueteleira para misturar bem os ingredientes. Clique aqui para conferir nossa coleção Boteco em Casa e arrasar nos bons drinks!

Depois manda foto pra gente no insta @loja.magazineoriente

Postaremos nos nossos stories os cocktails mais bonitos! :)

 

 

Ana Carolina Miotto é jornalista, colunista do blog Magazine Oriente

MTB: 0072384/SP